Descubra de que maneira a inteligência artificial pode beneficiar a sua empresa.
A inteligência artificial é uma tecnologia que tem a capacidade de executar tarefas no lugar dos seres humanos. Este campo de estudo desenvolve e utiliza máquinas para realizar atividades humanas de forma autônoma. Isso é viável porque os softwares e máquinas são programados para ter um comportamento inteligente, com um pensamento que se assemelha ao raciocínio humano.
A tecnologia em questão se destaca dos softwares tradicionais porque possui a capacidade de aprender e aprimorar sua própria finalidade. Em empresas e serviços de diversas áreas e portes, pode ser utilizada para otimizar resultados, aumentar a eficiência e poupar tempo, auxiliando gestores a aprimorar os processos.
Conheça alguns recursos de inteligência artificial.
- Os chatbots são robôs programados para interagir com as pessoas de forma natural e pré-programada. Eles podem reconhecer nomes e números de telefone e ser integrados a outras ferramentas e bancos de dados. Através dos chatbots, é possível automatizar cadastros e consultas de informações, trazendo agilidade ao atendimento e melhorando a experiência do cliente.
- Assistente – Esta ferramenta de inteligência artificial possibilita agendar reuniões, compromissos e horários na agenda diária. Um dos exemplos mais conhecidos é a Siri, da Apple, que organiza tarefas do dia a dia através de comandos de voz. Nas empresas, o assistente virtual auxilia os usuários a encontrar o serviço mais adequado às suas necessidades, agilizando os processos para funcionários e prestadores de serviços.
- Recrutamento – As plataformas especializadas em recrutamento estão se tornando cada vez mais populares no mundo do RH. Elas tornam o processo de seleção de novos funcionários mais eficiente, trazendo mais precisão à triagem ao fazer uma pré-seleção de candidatos de acordo com os requisitos das vagas.
Benefícios do uso de Inteligência Artificial nas empresas de serviços.
Não há nada melhor do que experimentar na prática os benefícios da inteligência artificial que podem ser aplicados ao seu negócio. Veja alguns exemplos de uso dessa tecnologia:
- Marcas de produtos de cuidados com a pele, como Atolla e Openface, utilizam ferramentas de inteligência artificial para adaptar tratamentos de pele e diagnosticar problemas dermatológicos de forma personalizada.
- Em instituições financeiras, chatbots e portarias inteligentes podem ser implementados para automatizar os serviços de atendimento ao cliente, sem a necessidade de grandes gastos.
- O novo conceito de Martech combina ferramentas de marketing e tecnologia para aprimorar o desempenho das estratégias de comunicação de produtos, serviços e marcas.
No setor de serviços, a utilização da inteligência artificial padroniza o atendimento, assegura a oferta de soluções mais adequadas para cada situação e aprimora a experiência do cliente. Aproveite a tecnologia para impulsionar o seu negócio e alcançar resultados que se refletem em maiores lucros e na satisfação das necessidades de seu público.